Go to content

O Instituto Socioambiental Sementes do Saber nasceu com o propósito de fortalecer comunidades e impulsionar transformações sociais e ambientais positivas. Fundado em 9 de fevereiro de 2022 por um grupo de profissionais engajados em causas socioambientais e civis, o instituto busca sensibilizar a sociedade para a importância da preservação do meio ambiente e para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Somos guiados pelos três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental.

Atuamos diretamente no desenvolvimento e execução de projetos educativos, ambientais, culturais e de assistência social, que já impactaram mais de 2 mil pessoas em diversas regiões de Minas Gerais. Nossos programas envolvem desde a educação socioambiental e segurança alimentar até o incentivo ao esporte, cultura e geração de renda, sempre promovendo o protagonismo local e a inclusão social.

Todos os nossos projetos e parcerias estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ações concretas para a promoção da educação, equidade, meio ambiente, segurança alimentar e desenvolvimento comunitário.

Apoio a iniciativas comunitárias

Além dos nossos projetos, também fortalecemos organizações locais, oferecendo suporte para a execução de iniciativas que beneficiam comunidades. Acreditamos que a união de esforços entre diferentes setores da sociedade potencializa o impacto e gera mudanças duradouras.


Nossa Missão

Contribuir para uma sociedade sustentável e equânime, desenvolvendo ações que visem colaborar para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo como principal atuação os três principais pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental. Fazemos isso seguindo diagnósticos estratégicos:


Valores que nos movem

O Instituto Socioambiental Sementes do Saber é guiado por princípios que refletem nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades.



O que desejamos realizar

Promover a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais.

Estimular o desenvolvimento socioeconômico através da garantia do acesso e gestão democráticos e ecologicamente sustentável dos recursos naturais, com a manutenção da diversidade.

Desenvolver ações de promoção da igualdade racial, com foco na efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnico-racial.

Promover, realizar e divulgar pesquisas, estudos e informações, organizar documentação e desenvolver projetos aplicados à defesa do meio ambiente, do patrimônio cultural e dos direitos.

Promover o intercâmbio com outras organizações e entidades nacionais e internacionais para a defesa do patrimônio ambiental, cultural e dos povos, e para a realização de estudos e pesquisas em diversas áreas do saber, relativas às suas atividades.

Apoiar a melhoria das condições de vida, saúde, segurança, alimentação, acesso à terra e não discriminação, bem como a consolidação, no seio da sociedade brasileira, dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais dos povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais.


Diretoria e Conselho

Diretora Presidente

Mirley Fernandes Torres Alves

Diretora Administrativo Financeiro

Savannah Emily Silva Ferreira

Conselheira Fiscal

Jéssica Elice Silva Ferreira

Conselheiro Fiscal

Renan Patrick da Silva Costa

Conselheiro Fiscal

João Victor Silva Pereira